Partilhe a sua experiência!
Boa noite,
Possuo uma HDR-AS20, a minha primeira utilização foi hoje, passados 20 minutos de utilização a zona frontal ficou completamente embaciada, fazendo com que o video não ficasse nas melhores condições.
Alguem sabe como melhorar esta situação?
É normal acontecer em dias com mais humidade ou mesmo em dias normais?
Obrigado e desejos de bom ano.
A Sony propõe almofadas anti-embaciamento:
http://www.sony.pt/electronics/actioncam-outros-acessorios/aka-af1
Há quem use as vulgares saquetas de gel de sílica.
O embaciamento é um problema de física: aquecimento da câmara dentro de um compartimento estanque em contacto com as paredes frias provoca condensação.
Acontece em todas as marcas com modelos do género.
Olá Pedro!
Também possuo uma câmara dessas e sim.. É nornal isso acontecer com qualquer action cam.. Seja sony ou não! Filmei mas.no verão, debaixo de água e as diferenças de temperatura provocaram isso mesmo.. Tenta as almofadas
A mim também aconteceu isso, na minha AZ1VR. Pensei que fosse da caixa estanque e falta dessas tiras anti-embaciamento.
Hoje experimentei sem a caixa estanque e aconteceu dentro da própria lente da câmara (na Zeiss Tessar). Mesmo no centro, tapando a gravação.
Julgo que isso já não é suposto acontecer, certo?
Esse embaciamento pode acontecer com mudanças bruscas de temperatura e/ou humidade.
Passando de um ambiente quente ou aquecido para o exterior muito frio a condensação pode acontecer com o arrefecimento rápido das paredes exteriores das câmaras, nomeadamente o vidro transparente das objetivas.
Como tentar evitar (em Inglês):
http://www.jeancoutu.com/en/photo/photo-related-tips/avoid-fogging-up-your-cameras-lens/
@BlueZeeObrigado pela ajuda.
Apesar de compreender o processo, continuo a achar que isso não devia acontecer com uma action cam. Principalmente o modelo que comprei, que é aconselhada pela sony para desportos de neve por aguentar temperaturas negativas mesmo sem caixa estanque.
Espero que não aconteça muitas mais vezes, ou não lhe poderei dar o uso que esperava quando a comprei.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Não tem porque agradecer, apenas espero ter ajudado a diminuir ou mesmo contornar o problema.
Compreendo a frustração, porque já me aconteceu com máquinas fotográficas e principalmente porque quando compramos equipamento é para usufruirmos a 100%.
Boa sorte!
@BruceWilliamps, o que o @BlueZee disse e bem é que isto acontece com diferenças bruscas de temperaturas.. Por exemplo: no caso que refere de utilização da câmara na neve.. é possível e sem problemas.. porquê? Porque a baixa temperatura é uma constante, ou seja, não há oscilações no termómetro.
Só acontece o embaciamento quando existem diferenças brutais de temperatura e claro.. é normal.
@TitopintoSim, e compreendo.
Já compreendi a razão do sucessido. A câmara ficou muito quente pelo seu funcionamento. A temperatura ambiente rondava os 15ºC. Foi aí a única diferença de temperaturas.
A minha insistência é: Se já embaciou aos 15ºC, como querem que não embacie aos -5ºC da neve?
Já percebi que a solução vai ser optar pela utilização da caixa estanque e dos anti-embaciamento, perdendo qualidade na captação do som, ou andar atento a ver se não embaciou.
Obrigado a todos pelas vossas respostas e esclarecimentos, já vi que o melhor mesmo é usar as tais tiras, eu este fim de semana usei a camera á chuva, ao fazer BTT, ainda desta vez sem as tiras, resultado, de 10 em 10 minutos abria a tampa e limpava, deixava respirar e lá seguia.
O problema que vejo aqui é mesmo a utilização da caixa estanque, na sua utilização em dias destes com muita chuva e humidade, o que condiciona bastante.
Relativamente ás tiras, alguem já as usou?
Resultam?
Obrigado a todos e desde já um bom ano!